HISTÓRIA E LEGADO
Atuamos pela defesa do livre exercício da advocacia e do respeito aos direitos e prerrogativas de advogados e advogadas, acima de tudo.
Acreditamos que essa defesa inclui a melhoria das condições de trabalho e a luta por mais respeito e pela dignidade financeira da advocacia.
Esse é o mote constante da XI de Agosto, grupo de milhares de advogados e advogadas paranaenses, que com seu trabalho voluntário buscam, com renovação permanente, representar todos os legítimos interesses da classe na Ordem dos Advogados do Brasil.
A XI de Agosto tem sido eleita ano após anos, enfrentando chapas de oposição, com ampla aprovação da advocacia. Por quê?
A independência financeira das subseções paranaenses, sob o comando de Luiz Fernando Pereira à frente da Tesouraria, foi um marco, pois descentraliza a tomada de decisões e gera autonomia para quem mais entende da realidade local: a advocacia de cada região. São os advogados e advogadas de cada cidade que devem decidir como melhor alocar os recursos de suas anuidades, identificando os problemas e soluções, os melhores projetos e ações específicas para cada subseção.
Outra conquista histórica da XI de Agosto foi impedir que o governo do Estado se apropriasse dos depósitos judiciais, recursos das partes e de honorários advocatícios.
A aprovação da Lei da Advocacia Dativa e a regulamentação do fundo de pagamento permitiram que mais de 40 mil advogados ao longo dos últimos anos fossem adequadamente remunerados pela prestação de serviços à população carente. Hoje a OAB/PR luta pela correção dos valores da tabela.
Também um marco recente de sua história de luta pela moralidade pública, a XI de Agosto liderou a campanha “Paraná que Queremos”, que cobrou transparência e denunciou graves casos de corrupção na Assembleia Legislativa.
Ao lado da fiscalização intransigente e combate a abusos de poder e de improbidade, e de defesa do Estado de Direito e da Democracia, a XI de Agosto considera essencial que a Ordem dos Advogados defenda prioritariamente a dignidade profissional e financeira da advocacia, lutando contra o aviltamento dos honorários, o exercício ilegal da profissão e promovendo a capacitação continuada para advogados e advogados.
Por isso, uma das prioridades da campanha vigente é transformar o valor das anuidades em crédito para que os advogados possam participar de cursos de formação, pós-graduação, extensão, congressos, projetos de mentorias, tanto da ESA, assim como de instituições conveniadas.
Renovação é a palavra mais importante para a XI de agosto, pois só com renovação constante em seu quadros a OAB conseguirá manter legitimidade, dedicação e qualidade representação da classe.
Em dez anos, a XI renovou seu quadro de componentes, advogadas e advogados de todo Paraná, em 90%, além de seguir fielmente um de nossos mais relevantes princípios: a proibição de reeleição.
É um compromisso com a advocacia que se renova com o coração e o entusiasmo de sempre.
A advocacia atual se vê ameaçada pela falta de respeito às prerrogativas e à igualdade prevista em lei entre advogados e magistrados; pela concorrência ilegal de empresas que não poderiam estar oferecendo serviços que fazem parte do mercado privativo da advocacia; e pela grande quantidade de profissionais no mercado de trabalho, que torna ainda mais desafiadora a jornada de quem inicia. Ciente desse cenário, a XI propõe soluções que acompanham os movimentos atuais, sem ficar presa ao passado.
Isso inclui entender que a advocacia precisa de condições para desenvolver conhecimento e novas habilidades, aumentando a oferta de cursos da ESA e transformando o modelo de estudo. É também orientar advogados sobre o empreendedorismo por meio do Direito, visto que a formação acadêmica não ensina sobre Marketing, criação, expansão e renovação de clientela, bem como composição de honorários e aspectos relativos ao dinamismo do mercado e respectiva a imposição de inovação, pontos fundamentais para quem ingressa na área nos dias atuais.
Entendemos também fundamental oferecer melhores condições de vida e saúde para toda a advocacia, e por isso buscaremos fortalecer a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, especialmente com ampliação do acesso ao conjunto de benefícios, planos e ações oferecidos atualmente, incrementando projetos de saúde e lazer aos nossos colegas.
Por tudo isso, a XI é a escolha certa para seguir avançando, cientes dos desafios do presente e atentos ao futuro, com a certeza de que a fusão entre a experiência e a inovação levarão ainda mais qualidade de vida e excelência profissional à advocacia paranaense .
NÃO ABRIMOS MÃO DE ALGUNS PRINCÍPIOS:
-
Não reeleição como regra
-
Renovação permanente dos quadros
-
Defesa da eleição direta ao Conselho Federal
-
Vedação absoluta de qualquer ligação político-partidária do/a candidato/a a presidente
-
Independência para lutar contra Governo Federal, Estadual, Municipal, Assembleia e Tribunal, se necessário
-
Ampla participação da advocacia em Comissões, com implantação de editais públicos para participação
-
Construção coletiva com escuta ativa e participação da advocacia de todo o estado
ALGUMAS REALIZAÇÕES DAS ÚLTIMAS GESTÕES:
-
Portal do Processo Eletrônico
-
Centros de Inclusão Digital
-
CPC gratuito
-
Procuradoria de Prerrogativas personalizada
-
Central de Prerrogativas 24h
-
ESA modelo para todo o país
-
Transparência total, o mais completo sistema de transparência entre as OABs
-
Programa Sexto Ano, pioneiro no país
-
Abertura de editais para participação das Comissões, impactando mais de 16 mil advogados/as